No Brasil impera a mentalidade de que pra ser bem sucedido é preciso estudar a ponto de ser aprovado em um bom concurso público e ser funcionário do governo
Seja realista
Não se engane quanto a seu tempo e conhecimento, a ponto de se propôr a fazer todo concurso que surge sem, ao menos, ter certeza de que possui conhecimento ou tempo suficiente pra se preparar para o mesmo. Concursos não são loterias, prevalece quem tem o melhor preparo, então se um concurso lhe interessa, trace metas realistas de acordo com o nível atual de conhecimento nos assuntos previstos e tempo disponível para estudar os conteúdos nos quais se tem menor domínio.
Defina Metas
Se tem interesse, de fato, em passar em um concurso público, então, após avaliar de forma realista o nível de conhecimento e tempo disponível para preparo, é hora de traçar a meta de estudo. Nessa fase, é importante definir quais as atividades secundárias irá abrir mão e quais os períodos de estudo serão direcionados a determinada matéria, é importante também que sejam definidos quais os materiais serão adquiridos e qual o orçamento disponível para aquisição dos materiais a fim de não comprometer o orçamento.
Mantenha a disciplina e o foco
Se definiu uma meta, cumpra. De nada valerá a meta sem a disciplina para cumprir os horários de estudo previstos, então, nessa fase, independente do que aconteça, mantenha o foco nas metas, pois só assim poderá chegar ao resultado esperado.